O ENEM 2022 e seus temas filosóficos

 

O ENEM 2022 e seus temas filosóficos




O ENEM de 2022, que ocorreu nessa semana, foi uma prova curiosa e mais uma vez mostrou a importância das Ciências Humanas para a vida. No caso, o tema de redação também revelou a importância de povos tradicionais, que foi o tema da mesma, e assim o índio foi assunto que espantou muitos alunos, que na verdade esperavam cair o tema da pandemia na prova. Numa correção que ouvi pela rádio, o professor indicou se escrever sobre minorias e questões relacionadas, em especial com a questão indígena. Claro que muitos temas poderiam ser trabalhados, como se lembrar de Darcy Ribeiro, ou de assuntos como o marco temporal, dentre tantos.



Mas em especial, da filosofia, alguns autores clássicos apareceram, como Empédocles, o filósofo pré-socrático que entendia a origem das coisas se basearem em quatro elementos, o ar, água, fogo e terra. Também veio numa questão o filósofo romano Sêneca, que era tutor de imperador Nero, e que escrevia obras no pensamento estoico, onde a indiferença faz a marca característica. Ademais, caiu a filósofa judia, Hannah Arendt, com o tema da política, das relações sociais e da linguagem. Voltando a Sêneca, ele propõe um controle das paixões, o tema que era a resposta correta, e assim as emoções são entendidas e vivenciadas estoicamente. O estoico não se preocupa com a dor, com a morte e outros eventos de sua vida, ele passa indiferente. Na questão sobre o filósofo Empédocles, o tema teve uma pegadinha, que poderia levar o candidato a responder cosmogonia, mas o correto seria cosmologia, alternativa que não existia. A resposta em Empédocles seria exaltar a investigação filosófica mesmo, segundo alguns professores. Lembrando que o gabarito oficial ainda não foi divulgado. Havia também questões curiosas sobre a Constituição e democracia, bem como sobre direitos básicos, como o da moradia. Caiu também o filósofo Merleau-Ponty, numa questão, juntamente com Deleuze, pensadores mais contemporâneos, sobre temas de pintura, artes e cinema. O olhar como experiência do conhecimento. Também caiu uma questão sobre o nascimento da filosofia na Grécia, ou melhor, em Mileto, atual Turquia, e assim leva o candidato a recordar lá das primeiras aulas que teve sobre o tema. Nessa os sofistas seria a sequência lógica e ordem histórica, uma vez que falou antes de pré-socráticos. Também Foucault caiu, com o tema da sociedade disciplinar, o que é tratado em sua obra Vigiar e Punir.



Fato é que a prova do ENEM 2022 manteve um bom padrão de avaliação e conhecimento, na área de ciências humanas. Claro que em outras provas já houve até mais questões sobre filosofia, mas sempre importa que o tema mantém importância. Temas como a da religião Católica também ganhou destaque, o que mostrou um foco cultural da prova aplicada. Mesmo na questão sobre a Inquisição. Fato é que a prova fez muitos alunos saírem do conforto e pensarem de forma mais crítica e reflexiva, a fim de responderem e destinarem sua busca acadêmica.

Mariano Soltys, advogado e professor

Comentários

Postagens mais visitadas