A Filosofia e o Direito no ENEM


A Filosofia e o Direito no ENEM
 

 
 
 
 

         Nessa semana teremos o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e já tratamos aqui por outras ocasiões a temática de Filosofia nas provas, e a banca cobrando também o tema dos direitos, em especial com relação a direitos humanos e mesmo textos da própria Constituição Federal. Também já foi tema do exame o respeito para com a mulher, bem como a finalidade de campanhas e ações nesse sentido. E além de Filosofia e Direito, percebe-se muita questão sobre cultura e expressões artísticas, o que deve ter a atenção de estudantes. A Filosofia se ocupa do tema de estética nesse sentido, ademais, e os professores podem trabalhar em temas interdisciplinares com a arte. Fato é que o ENEM vem diversificando e cobrando uma informação cultural que ultrapassa o senso comum e o meramente popular. A Filosofia, seja junto a história, ou mesmo a sociologia, vem sempre aparecendo, mesmo que por mera citação de seus pensadores. Já o Direito revela a importância da cidadania e civismo na escola, tema que pode voltar mais presente quando do retorno da Educação Moral e Cívica em escolas.
 
 
 
 

         Uma questão curiosa que ocorreu foi a de filósofo Cícero, romano, também orador, de modo que demonstrou existir já rede social sobre política na Roma antiga, apesar de por lá ser espécie de carta enviada por escravo, para diversas pessoas, de modo que cada uma ia comentando a política. Vemos que possivelmente ocorriam também as fake news e que apenas a tecnologia não lhes estava presente, em comparação aos dias atuais. Já no que se refere ao Direito, nada mais e nada menos que foi o tema da redação do ENEM, com o assunto da educação de surdos no Brasil. Assim o aluno poderia falar da diversidade, da inclusão, ações afirmativas, dos direitos presentes na LDB, Constituição, Libras e muito mais. Claro que o aluno teria de ter uma leitura prévia e informações, a fim de desenvolver um texto bem redigido e que agradasse quem fizesse a correção, além de demonstrar conhecimento, além de uso e domínio da língua culta.  O conhecimento básico da história da língua brasileira de sinais, bem como algumas características, já daria fundamento para se fazer um bom texto. Mas o tema dos direitos sempre está presente, em sua conquista e desenvolvimento histórico. Também se citou em ENEM o Artigo 231 da CF, sobre os índios, de modo que a diversidade ainda pode ser tema da prova dessa semana. Também na Filosofia se falou do modo de vida socrático, com o tema do método dialético, sendo que as outras alternativas pareciam se referir aos sofistas, os quais relativizavam a verdade através de mera oratória ou convencimento de retórica. Também no Direito se falou do Tribunal Constitucional, e da judicialização de questões legislativas, ou seja, o poder que faz a lei tem de respeitar a Constituição, a fim de não ver essa declarada inconstitucional pelo poder judiciário. Ademais, caiu uma parte de livro de pensador alemão Immanuel Kant, onde bastava o aluno lembrar-se de sua lei universal, para acertar a questão. Já sobre Aristóteles, uma questão evidenciava que a política precede outras ciências na organização da cidade.
 
 
 

         Para tanto, observa-se que tanto a Filosofia quanto o Direito são necessários na prova do ENEM, como expressões mesmo da consciência e da cidadania. Certo será estudar numa leitura da Constituição, de temas como diversidade, ONU, pensadores clássicos, e não se esquecer de redigir um bom texto na redação. Mesmo em outras matérias, filósofos sempre aparecem, de modo a evidenciar a importância da disciplina, e mesmo em matemática não se pode esquecer do grande Pitágoras.

Comentários

Postagens mais visitadas