Sobre o Concurso Público de São Bento do Sul
Sobre o Concurso Público de São Bento
do Sul
Recentemente houve a prova de
concurso público no município, de modo que mais uma vez as questões
filosóficas, dentre outras, ganharam grande importância para a aprovação. Muitos
professores reclamaram da prova estar muito difícil.
Como se tratava em alguns cargos da
área da educação, as questões que transpareceram foram a sobre o filósofo John
Dewey, bem como de outros educadores e pensadores da educação, como Montessori,
Vygotsky, Freinet, Luckesi, dentre outros. A prova ainda trouxe um texto sobre
futebol, escrito por Nelson Rodrigues, em anos 60. Já na parte da redação, onde houve, o tema
era do planejamento, mas em relação a alguma ordem de diretoria, de forma mais
prática. Com relação a filósofo John Dewey, este era de uma linha pragmática ou
instrumental, de modo que pensava a educação para a resolução de problemas da
vida prática. Com relação a Vygostky, este via a psicologia do desenvolvimento
da criança, mas não apenas de ponto de vista biológico, como Piaget, mas também
social, importando as relação social da criança com outras crianças e adultos,
de modo a se desenvolver. De Luckesi se perguntou sobre a avaliação ser
tradicional ou mediadora, de modo que são termos usados pelo autor,
diferenciando as formas de avaliar. E de Freinet a pedagogia do bom senso,
sendo uma pedagogia popular, que surge no pós-guerra, para a autonomia da
criança. Com relação a Montessori, se falou no jogo que esta usava para ensinar
matemática as crianças, números decimais, que seria o Material Dourado, que
consiste em cubos, varetas, placas, onde se organizam em sistema decimal. Na
parte de matemática, caiu matriz, bem como seno, além de outros cálculos de
nível médio. Na parte de legislação, percebe-se o foco em lei municipal, como na Lei Orgânica, além da sempre central
LDB, Lei de diretrizes e bases da educação, bem como em especial a lei de
Bullying, onde se falou da violência física e psicológica, ainda em decorrência
de raça, cor e orientação sexual. Também caiu a igualdade constitucional, que
estaria nos direitos e garantias fundamentais, da Constituição Federal de 1988,
ou no que se chamou de direitos e deveres individuais e coletivos.
No geral a prova exigiu diversas
competências, de modo a que os candidato teriam de conhecer diversas dimensões
da escola. As teorias abordadas, os conhecimentos exigidos, e mesmo a redação,
todos levaram a exigir um bom tempo de reflexão e produção, de modo que os
educadores a serem contratados serão sem dúvida eficientes, a se contar pelo
conhecimento elevado exigido na prova. No geral a prova foi difícil, mas lembrando
de que seu nível era superior, de modo que houve por parte da banca até não
muita exigência na matemática e português, com questões mais de nível médio,
nesses campos. Porém de ressalva fica o tema dos pensadores da educação, que
foram exigidos, e que deveriam estar na estante de todo professor.
Mariano Soltys, professor e advogado
foto de Evaldo Cemim
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