A Filosofia no ENEM 2019


A Filosofia no ENEM 2019



     

       No último Domingo presenciamos a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, feito em território nacional, de modo que se noticiou muitos estudantes que perderam o horário, ou que por motivos variados não conseguiram prestar o exame, ou até quem mesmo na oração acalorada esqueceu-se da pontualidade. O governo queria um exame sem a questão ideológica, e ao que se esperou do ENEM, observou-se que mesmo assim o mesmo manteve a qualidade da prova. Esperava-se que a filosofia não estivesse muito em destaque, mas ao se ler, percebe-se que caiu sim muita questão de filosofia, até mais que dez, além de destaque para a arte e cultura, que também figuravam grandes protagonistas de primeiro dia de prova. Dentre os filósofos tratados, estavam Jackes Derrida, Abbagnano, Francis Bacon, Agostinho de Hipona, Eric Hobsbawm, Foucault, Descartes, Maquiavel, Newton, Hannah Arendt, Pierre Lévy,  Kant, Adam Smith etc. 





                          Da leitura da prova, se notou o grande destaque para a arte e cultura, com obras de Picasso, Jackson Pollock, Hilda Hilst, religiões africanas, Jacques Le Goof sobre a Idade Média etc. Também a ciência oficial se manteve intocável, com Newton e sua maçã, Marcelo Gleiser etc, além de grande enfoque com a cultura atual, contextualizando temas como redes sociais, informática, distúrbios alimentares, etc. Ademais, se destacaram as questões sobre cidadania, direitos humanos, democracia, direitos sociais, estatuto do idoso, de modo que o aluno teria de mostrar seu perfil cidadão e consciente de seus direitos mais básicos e essenciais. Mas da filosofia, a primeira pergunta parecia ser sobre a alteridade, numa alusão a relação com o outro e diferenças (questão 46 de caderno amarelo). Usou-se o dicionário de filosofia de Abbagnano numa questão sobre direitos. Questões sobre Maquiavel (87), da idealidade da moral, e de Descartes (89), sobre o pensamento racional.  De Kant sobre a moral (70). Bastava-se conhecer o básico desses pensadores, suas correntes de pensamento para se responder tranquilamente. De Santo Agostinho caiu uma sobre livre-arbítrio, ou da limitação da liberdade do homem frente ao pecado. Sobre Foulcault (84), em tema incomum ele tratou de um aspecto de regras, sendo a resposta o tema legal.  E assim com outros pensadores. 





A prova foi bem elaborada e manteve a boa exigência de conhecimentos do aluno, não perdendo a ótica científica, cidadã, democrática e contextualizada do estudante, de modo que vai além do simples decorar ou questionar a ciência. Não se viu uma questão sobre “Terra plana” na prova, o que seria mais de ideologia ligada ao governo, ou também com enfoque demasiado fundamentalista cristão, tendo apenas uma questão sobre história da Igreja. No mais, a prova do ENEM respeitou a finalidade para que se destina, e mostrou que a filosofia ainda vive, e que não se pode retirar sua importância dos estudos, seja em nível médio ou acadêmico. Os temas exigiram um enfoque mais crítico e profundo, o que se pode fazer com a filosofia, não sendo possível igual pensar sem ela. Muito do que caiu já tratamos em nossos artigos.
Mariano Soltys, advogado e filósofo


Questão 15 caderno amarelo


Comentário
Pierre Lévy é um pensador contemporâneo que trata de tecnologia da informação e nossa relação com tal. Diferente do que se pensa da filosofia, a tecnologia sempre foi também tema da reflexão. O próprio enunciado da questão a responde, uma vez que a contribuição de pessoas ou usuários é essencial para as novas tecnologias, onde se diz que “jamais dispensará a inteligência pessoal”. Resposta C.




Questão 19
Comentário: Aqui um pouco de conhecimento ou vocabulário auxiliaria responder a questão. Como se trata de uma carta de um jogo ou super trunfo, se pode já de cara relacionar ao elemento lúdico, que foi usado para relacionar a sua biografia. Sendo a resposta correta a letra C.


Questão 46


Comentário: Aqui parece ser o centro do ensino de Derrida, mas em especial a relação com o outro-eu, com o outro, com a relação com o ser-fora-de-si etc. Logo o tema é a alteridade. Logo a resposta é a letra C.


Questão 47


Comentário: Aqui nesse dicionário de filosofia extenso, acaba-se Poe encontrar grandes ensinos. Lembro que foi um dos primeiros dicionários mais extensos que conheci de filosofia. Abbagnano é marcante. Nessa questão se fala de direito, em um sentido mais iluminista ou contratual, de contrato social, e de uma ética que é respeitar a liberdade do outro ao exercer sua liberdade.   Logo o direito é um tema da sociedade, social de relação entre pessoas. Então a resposta é a letra B.





Questão 58


Comentário: Aqui se faz um paralelo entre o filósofo e economista Adam Smith e Anderson, de modo que fica o livre mercado, ou concorrência, em paralelo aos monopólios, tendo a letra B como resposta. Smith seria então um liberal e já numa noção básica podendo levar o aluno a resposta correta. Logo a interferência estatal ou de leis seria restritiva, para Smith.




Questão 64


Comentário: A questão do livre-arbítrio em Santo Agostinho se refere a um tema ético e moral, mesmo que se trate do pecado e da ética cristã, da patrística. Logo a resposta B seria a mais óbvia e as outras não teriam qualquer nexo, apesar de tratarem de temas cristãos ou religiosos. Em relação a Deus a postura moral do homem é insuficiência, e na doutrina da graça apenas a fé em Jesus Cristo renderia a salvação. A liberdade foi dada ao homem para crer ou não crer, e em Agostinho, também para saber para crer.  A escolha do homem ainda estaria limitada nesse livre-arbítrio em relação a Deus.




Questão 70


Comentário: Aqui se pode gerar uma grande confusão para quem conhece Kant. Uma primeira impressão seria a da epistemologia dele, que levaria ao “a priori”, ou aprioridade do juízo, mas não trata o texto desse tema. Aqui se fala da moral, e da norma interior. O paralelo foi com uma fenomenologia, o fenômeno do mundo, sendo a resposta certa a letra E. Basta se lembrar que para Kant essa norma deveria ser por dever, e racional, e não meramente por uma finalidade como se chegar ao céu ou paraíso.





Questão 84


Comentário: Aqui se mostra uma questão um tanto sociológica no modo de ver, de interações sociais como fator referencial. Apesar de Foulcault ser da área da psicanálise, da sexualidade, de prisões, corpo etc, e também parecer um tema legal, o tema da questão são as interações sociais e esse aspecto de contingência, focando a letra C como resposta.





Questão 85



Comentário: Para o método científico, e quando vemos o pensador Francis bacon, pensamos de um dos inícios do método científico, junto com Newton etc, e desse modo ele trata aqui do espaço físico, e não de infalibilidade, uma vez que começa por hipóteses que se descartam, logo a ciência é falível, sendo um de seus aspectos esse. O texto II confirma esse aspecto espacial, sendo a letra A, a resposta.





Questão 86


Comentário: Hannah Arendt criou na época uma polêmica com os judeus, ao afirmar que nazistas apenas seguiam leis, mesmo ela sendo judia. Logo a obra dela tratava sobre a segregação racial que ocorreu na Alemanha nacional-socialista, entre arianos e judeus, fundada na teoria da eugenia, logo em fundamentos biológicos da época, ou biopolíticos, pois se referia a terceiro reich, ou império. A letra fica D como resposta.



Questão 87


Comentário: Aqui se mostra um pouco da moral ou amoral de Maquiavel, onde se trata do tema de meios que justificam fins, ou mentir para um bem maior ou político. A letra da resposta fica A, e para quem leu e conhece Maquiavel vê essa separação entre o real da moral e o ideal, em se tratando de política. Numa moral prática e não mais pautada em algo fora da força ou virtu (de virtude).






Questão 89


Comentário. Aqui ao e ler Descartes, se pode pensar desde logo em racionalismo, numa visão mecânica e objetiva de mundo. O texto II confirma essa cosmovisão e nos leva a numa leitura concentrada e focada, a resposta pelo enunciado. Letra A.


Imagens de site objetivo (https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem.asp) , mas aqui com comentários meus. 











Comentários

Postagens mais visitadas