Sobre a segunda aplicação de ENEM e Filosofia


2016



Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos filósofos, por termos lido todos os raciocínios de Platão e Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias.

DESCARTES, R. Regras para a orientação do espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado da



A investigação de natureza empírica.



B retomada da tradição intelectual.



C imposição de valores ortodoxos.



D autonomia do sujeito pensante.



E liberdade do agente moral.







Comentário: A res cogitans, a coisa que pensa. Assim precisava antes descobrir o eu. No pensamento eu sou. O pensamento é a certeza. Esse eu assim está além dos sentidos, e assim pode se duvidar de tudo, até da matemática. Mas resta o eu. É e reafirma o seu ser. Sou alguma coisa, mesmo com o gênio maligno tentando me enganar. E muitas outras reflexões de Descartes mostram que a resposta da autonomia do sujeito pensante é a que melhor trata do enunciado da questão.







2016



Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos.

LAÉRCIO, D. Vidas e sentenças de filósofos ilustres. Brasília: Editora UnB, 1988. O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:



A Desprezar quaisquer convenções e obrigações da sociedade.



B Atingir o verdadeiro prazer como o princípio e o fim da vida feliz.


C Defender a indiferença e a impossibilidade de obter alguma certeza.


D Aceitar o determinismo e ocupar-se com a esperança transcendente.


E Agir de forma virtuosa e sábia a fim de enaltecer o homem bom e belo.




Comentário: O ceticismo de Pirro é muitas vezes pouco estudado ou comentado. Mesmo em livros de filosofia, em muitos sequer é dedicado a ele um capítulo. Um contato fácil com esse autor é pelo que Pascal fala dele, na obra Pensamentos. Mas uma das questões que se nota é sua grande indiferença, uma ataraxia. Essa ataraxia aparece em outros pensadores, e é uma marca que combina com o ceticismo, uma vez a incerteza das coisas. Logo a resposta C é a que melhor se enquadra. O livro citado na questão tem biografia de muitos filósofos, e é recomendado talvez como o melhor falando da vida dos mesmos. A LETRA “A”foi colocada em dúvida por algumas pessoas, mas ela indica claramente os Cínicos, outra corrente filosófica, que desprezava essas convenções sociais, por isso que cínico vem da palavra cão, viver mendigando etc.





2016



A promessa da tecnologia moderna se converteu em uma ameaça, ou esta se associou àquela de forma indissolúvel. Ela vai além da constatação da ameaça física. Concebida para a felicidade humana, a submissão da natureza, na sobremedida de seu sucesso, que agora se estende à própria natureza do homem, conduziu ao maior desafio já posto ao ser humano pela sua própria ação. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém.

JONAS, H. O princípio da responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2011 (adaptado). As implicações éticas da articulação apresentada no texto impulsionam a necessidade de construção de um novo padrão de comportamento, cujo objetivo consiste em garantir o(a)



A pragmatismo da escolha individual.



B sobrevivência de gerações futuras.



C fortalecimento de políticas liberais.



D valorização de múltiplas etnias.



E promoção da inclusão social.





Comentário: O tema parece ser da sustentabilidade frente às tecnologias. E o autor escreve sobre cuidar do planeta para nosso futuro e sobre bioética. Assim a letra B cai como uma luva, completando o raciocínio da frase e ideologia do autor citado. Assim um tema aparente em sua obra é o ambientalismo, e o mesmo se preocupa com o futuro e a sustentabilidade. Outro autor pouco estudado e citado, o Hans Jonas é um ambientalista e trata dessa sustentabilidade, que se refere ao futuro.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas